Sobre
A Biokybernetik Smit é uma técnica terapêutica caracterizada pela realização de estímulos de micro pressão na pele, sem perfuração, com a utilização de um instrumento de aço cirúrgico, que foi desenvolvido exclusivamente para esta finalidade. Seu mecanismo de ação se baseia na estimulação sequencial de receptores sensoriais em zonas específicas da pele, com o objetivo de provocar reações reflexas de relaxamento músculo esquelético e sistêmico.
Trata-se de uma intervenção sustentável e não invasiva, com riscos mínimos para desconforto ou danos. Os benefícios esperados são: promoção da saúde, desenvolvimento de auto- consciência com relação ao corpo, percepção de bem-estar e melhora da qualidade de vida (RAMELOW, 2017).
Histórico
Jan Gerhard Smit
O Dr. Smit (1929-2014)foi um engenheiro eletrônico especializado em sistemas comunicacionais. Após sofrer uma crise respiratória alérgica, ele reconheceu que a aplicação da acupuntura no próprio corpo provocou benefícios e favoreceu a sua recuperação. Como cientista, ele ficou curioso em investigar os mecanismos de comunicação do sistema orgânico, que poderia ser acessado através de estímulos na pele. A partir de 1980, ele dedicou-se à realização de estudos empíricos que buscaram mapear a relação entre estímulos cutâneos e respostas orgânicas. Esta longa série de estudos culminou no desenvolvimento de uma técnica terapêutica independente.
Fundamento
"Biokybernetik" é o termo alemão para Biocibernética. Cibernética é o campo da ciência que estuda os mecanismos de autorregulação dos sistemas, desde os mais simples até os mais complexos. Ela se baseia na premissa de que estes sistemas são dinâmicos e têm a capacidade de responder aos estímulos externos e internos, controlando-se e regulando-se através de respostas articuladas, através da comunicação entre os seus componentes. A Biocibernética se volta para o estudo dos sistemas naturais, incluindo os organismos, que são sistemas de alta complexidade.